RSS

Serve este Blogue para dar conhecimento das actividades / iniciativas do Curso ao longo dos três anos que certifica os alunos com um diploma de nível 3.

Visita de Estudo à Quinta da Ínsua


No dia 10 de Março, as trêsTurmas da área da Restauração: a Turma do  9º ano do CEF /Serviço de Mesa e os 10ºE e 11ºE do Curso Profissional de Técnico de Restaurante-Bar foram visitar uma das unidades exploradas pelo grupo Visabeira - A Quinta da Ínsua,  em Penalva do Castelo.
O principal objectivo da visita foi a familiarização com a realidade hoteleira e a importância da restauração no meio em causa.
A visita teve início pelos espaços exteriores/jardins, onde foram observadas a fauna e a flora existentes na Quinta e contempladas sobretudo  algumas árvores com séculos de existência  e as particularidades dos jardins francês e inglês.
Num segundo momento, fez-se uma visita guiada ao Museu (antiga área residencial dos proprietários da Quinta), tendo sido explicados alguns pormenores das pinturas, dos frescos, dos quadros, dos móveis antigos, das loiças, da cozinha antiga com fogão industrial a lenha e do fumeiro, etc!...
De seguida, foi visitada a área da restauração, desde a cozinha à sala. Todos os alunos puderam  verificar a importância das regras de higiene e da organização na cozinha e a ligação tão evidente com a sala.  Aqui foi-lhes chamada a   atenção para pormenores como a mise-en-place das mesas, o tipo de serviço praticado, os preços, as cartas, os serviços especiais que a Quinta oferece, tipos de vinhos, etc….!
Destaca-se  também a visita à queijaria e doçaria exploradas e existentes na Quinta da Ínsua, onde  a higiene e o cuidado na fabricação dos produtos foram bem evidentes. Estes produtos só são comercializados em espaços pertencentes à Visabeira e com uma validade reduzida, devido à sua aproximação ao fabrico tradicional.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS